![]() |
Publicado às 00:28 desta segunda-feira, 21 de abril de 2025 |
São quatro derrotas em clássicos nos cinco jogos disputados em 2025. Aproveitamento pífio contra os principais rivais - mesmo quando enfrenta times mistos como foi na derrota para o São Paulo no último domingo (20) por 2x1. Tiquinho marcou para o Alvinegro, enquanto Ferreirinha e André Silva marcaram para os mandantes.
O por enquanto técnico interino César Sampaio fez apenas uma mudança no time titular e foi pela nova contusão muscular de Neymar. Assim como ocorreu na vitória sobre o Atlético-MG, Rollheiser substiuiu o camisa 10.
Se a mudança foi repetida em relação ao último jogo, não posso dizer o mesmo da postura do time. Com 22 minutos a equipe adversária já vencia por 2x0 e esboçando uma goleada histórica no Cícero Pompeu de Toledo.
Em ambos tentos marcados pelo time de Zubeldia ficou evidente a lentidão apresentada pelo meio-campo. No primeiro, Schmidt perdeu a bola após demorar para soltá-la. Já no segundo, o mesmo junto aos demais atletas à sua frente, foram fazer uma pressão alta individual, só esqueceram de combinar com a linha de quatro, que ficou de mãos atadas.
O menino Matheus Alves, nascido em São Vicente e que começou no futsal do Peixe, e Ferreirinha quando caía por dentro, como no primeiro gol, estavam levitando nas costas do volante Santista.
Fiz questão de ressaltar na transmissão do Futebol Energia em Campo a visível falta de confiança dos atletas Santistas após os gols sofridos. Alguns do time estavam receosos e com medo.
São jogos assim que requer 100% de atenção desde o início. Dentro daquilo que combinamos faltou um pouco mais de entrega, principalmente, na primeira parte. Taticamente erramos situações que batemos, que em termos de estratégia, havíamos definido e trabalhando em cima. Acho que (os gols) são dois lances evitáveis. São posicionamentos que a gente poderia ter ocupado melhor espaço e neutralizado. São erros que pesam bastante, disse Sampaio.
Como gosto de dizer, a divindade gosta de vestir Alvinegro em certos momentos e abençoa o time do Rei. O cenário do segundo tempo estava desenhado para uma ampliação no placar rival, mas aos 44 minutos Godoy cabeceou no braço adversário e conseguiu um pênalti, convertido por Tiquinho Soares.
No segundo tempo, apesar do Santos ter feito apenas duas finalizações no alvo, o jogo foi outro. Além dos dois chutes com perigo no gol de Rafael, o Peixe acertou o suporte da rede em duas oportunidades - na péssima tomada de decisão de Verón, ao final da partida, e com Tiquinho, logo no início da segunda etapa.
O fato do técnico são paulino ter mexido favorecendo sua defesa, colocando linha de cinco, com três volantes a frente, chamou o Santos para o jogo, mas não se viu a postura apática dos primeiros 20 minutos - admitida pelo próprio treinador Santista.
Com 93 minutos, Thaciano cabeceou de forma muito exitosa, colocando a bola no ângulo de Rafael, que fez uma das defesas mais bonitas e elásticas do Brasileirão até aqui. Foi um gol para o time da casa, que vivia seu pior momento no jogo.
E me perdoem os Santistas da alta audiência do BLOG, não seria justo o Peixe sair da capital com um resultado que não fosse uma derrota. Principalmente pela postura. O São Paulo ganhou o jogo em 20 minutos.
O discruso da diretoria que foi montado um elenco competitivo já não cabe mais. Ou se cabe, precisa ser adicionado o adjetivo desequilibrado.
Se contrataram bons nomes do meio para a frente, com a grata surpresa do surgimento do Bontempo, esqueceram que para jogar série A precisa de meio-campo mais rápido, que te dê a possibilidade de atuar até com três + um "enganche", como se diz na Argentina. As opções Santistas não dão ao treinador essa viabilidade.
Outro ponto, sem a opção de Soteldo e Rollheiser jogando por dentro, o Santos não tem jogador que quebre linhas - especialmente quando Barreal sai. Guilherme não tem e nunca terá essa característica e estava algo além de cansado nos 10 minutos finais.
O elenco folga nesta segunda-feira (21) e volta aos treinos na terça (22) com César Sampaio ainda no comando de forma interina. Não se descarta a efetivação do ex-volante revelado na Vila, apesar da prioridade ser um nome do mercado.
![]() |
Tiquinho marcou seu sexto gol pelo Peixe, mas o primeiro no Brasileirão |
0 Comentários
Comente sobre o tema da matéria. Falta de educação e falta de respeito não serão tolerados. Sem mais.