PENSAR FORA DA 'CAIXINHA'

Publicado às 14:11 desta terça-feira, 07 de janeiro de 2024
(*) Pedro La Rocca

O técnico Pedro Caixinha foi apresentado ao torcedor do Santos na tarde desta terça-feira (07) e realizará amanhã (08) sua sexta sessão de treinamento junto ao elenco Santista. O contrato do comandante será de duas temporadas.
"Um clube de dimensão mundial que quer iniciar um novo ciclo. Sempre me identifiquei com o processo. São 24 horas por dia, sete dias por semana vivendo no clube".
O técnico português afirmou que a sua prioridade é a utilização do 4-3-3. Até o presente momento, o Peixe não contratou um camisa 10 de origem, mas Caixinha já testou quatro atletas na função. 
"[Temos] dois meias ofensivos com capacidade de pisar na área. Um dos jogadores é o Pituca. Tem essa capacidade, box to box e dá garantias. O Hyan tem essa capacidade. O outro que trabalha nessa posição é o Patrick". 
A prioridade do treinador é atacar a todo momento. Em 2023, numa campanha de destaque do Bragantino de Caixinha, a equipe foi a que mais finalizou na competição com a quarta maior média de posse de bola. 
"Queremos a equipe pró-ativa, então não podemos esperar o adversário, é atacar para frente. Bloco alto. Última linha no meio-campo para marcar o impedimento. Os pontas precisam pressionar, sem baixar muito. Queremos ocupar meio-campo ofensivo com e sem a bola. Vamos passar por bloco médio, claro, marcar zonas de pressão. Vamos defender o gol em bloco baixo também, saber fazer. Mas majoritariamente queremos ocupar o campo de ataque. Tiro de meta, ganhar a bola perto do gol adversário. Ganhamos a bola, o primeiro passe tem que ser para frente".
Consigo Caixinha trouxe mais quatro auxiliares para auxílio no dia a dia. Os portugueses Pedro Malta e José Prates serão os auxiliares diretos, o espanhol José Belman o preparador de goleiros e Guilherme Gomes o preparador físico. Além de César Sampaio, auxiliar fixo da casa.

César e Belman vão trabalhar bolas paradas, além da função do espanhol de preparar os goleiros, Gomes na preparação física, Malta na análise de jogo dos adversários e trabalhará com Prates na preparação técnica individual de cada atleta.

Por fim, o treinador destacou a importância de se ter jovens dentro do elenco.
"Competência não tem idade. Entendendo a mentalidade, a fome. Não podemos ter jogadores sem ambição de ganhar e não queiram representar os valores da instituição. Se tiverem qualidade e maturidade, terão oportunidade. Ao longo da semana temos o Luca, o Hyan, o Souza, o Chermont. Temos alguns jogadores que tiveram virose e chamamos jogadores da base. Se tiverem competência, tem todo nosso apoio".

O treinador até o presente momento só recebeu um reforço, o zagueiro Luisão, que nos últimos dois dias ficou na parte interna do CT realizando reforço muscular na academia. 

(*) Pedro La Rocca - Estudante de jornalismo, repórter na Energia 97FM e no Esporte por Esporte.


0 Comentários

BAIXE O MEU APLICATIVO

Acesse o Quentinhas do Quintino e fique sabendo tudo sobre o Peixe em tempo real.