Se contaramos o jogo-treino, o Santos chegou a 10 gols sofridos em 2025. Desses, oito foram de bolas aéreas. Assim o Velo Clube marcou seus dois tentos na vitória sobre o Peixe por 2x1. Daniel Amorim, marcou duas vezes para a equipe de Rio Claro, enquanto Léo Godoy diminuiu para o Alvinegro.
Caixinha mudou o time em oito posições depois da derrota no clássico contra o Palmeiras. Apenas Brazão, Rincón e Luca Meirelles permaneceram nos 11 inicial.
O treinador relacionou nove jogadores da base, o que não acontecia desde o trabalho de Ariel Holán no Paulistão de 2021. Desses, Gabriel Bontempo fez a sua estreia no time de cima já como titular.
Há muito tempo também não era visto o time do Santos com uma média de idade de 24.5. Em 2024, algumas escalações tinham média acima de 30 anos. Não tem como revelar desse jeito - só com medalhão.
Evidentemente que por forças do calendário proposto pela CBF para 2025 é quase impossível não rodar o time e é impossível cobrar um entrosamento ou um 11 inicial com a cara do treinador, porque se tem geralmente um dia apenas de treino no campo a cada intervalo com o elenco completo.
Além disso, como coloquei no título do texto - "não se faz omelete sem ovos". Como mostrou no próprio Bragantino, Caixinha precisa de material humano para fazer o time jogar e a diretoria fez o português iniciar a curta pré-temporada sem um jogador de 1x1 pela direita, um primeiro volante com menos de 30 anos e mais mobilidade e zagueiro com qualidade.
E não achem que as possibilidades de Verón e Eliasson mudam o patamar do time - pelo contrário. São apostas com risco elevado até demais.
Hoje na função de 10, jogou o menino Bontempo, de 19 anos que estreou como profissional. Não foi bem, é verdade, mas na base atua melhor como segundo volante e meia-ponta pela direita. Ou seja, vamos chegar na metade do estadual e o Santos ainda não tem um coordenador de jogadas.
Mas tinha gente que me jurava, inclusive de dentro do Santos, que o planejamento não estava atrasado.
Dentro das quatro linhas não vejo terra arrasada, até porque Caixinha já tenta diminuir consideravelmente a média de idade do time e dá oportunidade para Meninos da Vila, que podem render frutos técnicos e financeiros lá na frente.
Claro que os resultados não ajudam. Desde 2008 o Peixe não fazia quatro pontos nas quatro rodadas iniciais do Paulistão, mas já vi times, como o de 23, que jogava bem menos que esse time de hoje, porém com pontuação melhor no mesmo período.
Sabe qual a semelhança? Deixaram o planejamento ficar atrasado nas duas oportunidades.
Para não dizer que o técnico não tem culpa em nada, está ficando preocupante a situação das bolas aéreas. O Santos marca por zona e deixa os zagueiros no "miolo". Então é muito fácil para o adversário cruzar no primeiro, ou segundo pau, onde pegará um confronto mais tranquilo para si próprio.
Luisão e Luan Peres têm 1,96 e 1,88 respectivamente, tinham que encostar em Daniel Amorim nos lances dos gols, ao invés de fechar apenas a parte central da área. Foi ele que marcou o gol contra o Corinthians, dessa mesma forma.
Volto a trazer a fala do Caixinha ainda na estreia do campeonato: "Não posso falar da cereja [Neymar, no caso], sem ter um bolo construído". Como que eu posso imaginar o craque, caso retorne mesmo, jogando livre de marcação, se atrás dele tem um meio-campo lento.
Se quiser ser competitivo, precisa de três a quatro contratações para serem titulares absolutos.
Bontempo, de 19 anos, fez sua estreia como profissional |
0 Comentários
Comente sobre o tema da matéria. Falta de educação e falta de respeito não serão tolerados. Sem mais.