35 dias após a demissão do técnico Fábio Carille, o Santos definiu o nome que comandará a equipe dentro de campo a partir de 2025. Trata-se do português Pedro Caixinha, que treinou o Bragantino até o final de outubro do ano passado. O anúncio do comandante foi feito pelo novo CEO do clube, Pedro Martins, que estava no Botafogo-RJ.
O contrato de ambos profissionais será até o final de 2026.
Divulgado pelo presidente Marcelo Teixeira e pelo novo dirigente, a negociação com Caixinha começou no sábado (21), foi formalizado um acordo no domingo (22) e há pouco o Santos anunciou a contratação.
Em 2024, Pedro Martins terminou o ano no Botafogo-RJ, mas esteve no Vasco durante dois meses e, em maio, seu trabalho de dois anos no Cruzeiro se encerrou, saindo junto com Ronaldo na época.
No clube mineiro, participou da campanha de retorno à elite do futebol nacional e das montagens de elencos dos dois anos seguintes.
Pedro começou sua trajetória no futebol no Athletico-PR, em 2006. O profissional atuava como analista de mercado. Ele sai em 2009 e, de 2011 a 2012, vai à Inglaterra estudar e fazer estágio no Queens Park Rangers, da segunda divisão nacional. Em 2013 faz sua última passagem no clube paranaense como chefe de departamento de scout.
Além disso, foi CEO e diretor de futebol na Ferroviária e atuou como vice-presidente de competições da Federação Paulista de Futebol.
Com a chegada de um novo dirigente, ainda não se sabe o que será feito com as presenças de Paulo Bracks e Alexandre Gallo. Com a palavra, Pedro Martins:
O presidente conversou com os dois sobre a minha chegada. Minha prioridade foi a definição do treinador. Já tenho algumas opiniões sobre a estrutura do clube. Nos próximos dias vamos sentar e avaliar. Não só esses profissionais, como todos que estão no organograma. Avaliaremos como posicionaremos cada profissional visando o que o clube quer para 2025. Com base nisso, nós apresentaremos como Santos funcionará pensando na temporada 2025. Hoje temos a definição do CEO, a partir daí tomaremos outras decisões
O NOVO COMANDANTE
Contratado desde domingo (23), Pedro Caixinha tinha negociações com o Grêmio, mas optou pelo clube de Vila Belmiro após contato do novo CEO, Pedro Martins.
O português de 54 anos chega à Baixada Santista após um último ano ruim no Red Bull Bragantino, com a luta para não cair, o que culminou na sua demissão em outubro. Porém, em 2023, fez com que o massa bruta fosse o sexto colocado do nacional.
Anteriormente, o treinador esteve no México, entre Santos Laguna e Cruz Azul, na Argentina com o Talleres, na Arábia Saudita com o Al-Shabab, na Escócia com o Rangers, no Catar com o Al-Gharafa e em Portugal, com o Nacional e o Leiria, onde iniciou sua trajetória como comandante técnico.
Seus cinco títulos na carreira foram conquistados no futebol mexicano.
Caixinha será apenas o segundo português a treinar o Alvinegro na história. O primeiro foi Jesualdo Ferreira, com terrível passagem em 2020.
(*) Pedro La Rocca - Estudante de jornalismo, repórter na Energia 97FM e no Esporte por Esporte.
0 Comentários
Comente sobre o tema da matéria. Falta de educação e falta de respeito não serão tolerados. Sem mais.