BALDE DE ÁGUA FRIA

Publicado à 00:34 desta segunda-feira, 29 de julho de 2024
(*) Pedro La Rocca

Apesar de Carille achar completamente o contrário, o Santos perdeu dois pontos em Maceió. Se Serginho abriu o placar, logo depois Anselmo Ramon empatou para o CRB no Estádio Rei Pelé, em Maceió-AL. O placar de 1x1 tirou a possibilidade do Alvinegro se desgarrar dos outros componentes do G4 da série B.

O treinador Santista, que assumiu a responsabilidade pela colocação prematura de Giuliano na vitória sobre o Coritiba, na última segunda feira (22), teve que colocar Serginho como meia - e como ele já disse que será sempre assim (sábio Jota Quest), o 37 deve permanecer titular para os próximos confrontos.

Acostumado com o belo gramado de Vila Belmiro, o Peixe sofreu com o estado do tapete alagoano que além de alto, estava severamente seco. Visivelmente a bola corria pouco. 

Longe de ser desculpa para mais uma atuação abaixo, mas bloqueia e muito o único estilo de jogo do time de Vila Belmiro.

O time de Carille, com média de 91,02% nos passes, terminou com um decréscimo leve de 1,20%. 

A bem treinada equipe do Daniel Paulista, carece de material humano para realizar algumas estratégias, como marcar alto e fazer saída de bola de pé em pé.

Era jogo para uma variação tendo um jogador de velocidade jogando por dentro na segunda etapa, porque os zagueiros Fábio Alemão e Saimon, já estavam loucos para entregar o ouro. 

Dá para dizer que os dois gols foram achados na natureza.

Primeiro, aos 11 minutos, com análise do VAR terminando aos 20, Serginho aproveitou bola sobrada e rebatida que o deixou cara a cara com o goleiro. Primeiro tento dele depois de 10 jogos pelo Peixe.

20 minutos depois, Hereda, lateral-direito e jogador com mais profundidade do CRB achou Anselmo Ramon na entrada da área. Ali é a principal especialidade do experiente camisa nove. Faltou alguém encostar.

Depois do gol de empate, Carille acionou Patrick, Willian, Miguelito e Pedrinho. Nem questiono as mudanças, porque as opções eram curtas. 

Encurtamento gerado pelas escolhas pré-jogo. Patrick dará mais velocidade e um outro gás pela esquerda do que um Menino da Vila? Porque se não tiver (e já vimos que tem com Xavier, Patati já mais velho e João Victor que ainda não estreou), pode mudar tudo na base.

Nomes citados que entraram depois do empate: 32, 37, 20 e 25 anos. Depois entrou Rincón, também de 37. No futebol dinheiro não tolera desaforo e a base, apesar de mal-tratada e com jogadores mal-vendidos - segue sendo a grande fonte de renda de um clube que infelizmente já está e pode ficar mais atrás de seus rivais.

Me parece que falta cobrança. Isso não será problema para o Santos subir - o nível dos adversários é muito baixo. Mas 2025 já poderia estar sendo preparado e, time com folha superior a R$11 milhões não ser superior contra equipes da parte de baixo é lamentável.

FICHA TÉCNICA
CRB 1 X 1 SANTOS

Local: Estádio Rei Pelé, em Maceió (AL)
Árbitro: Savio Pereira Sampaio (DF)
Cartões amarelos: Léo Pereira, Saimon e Chay (CRB); Diego Pituca e Miguelito (Santos)

GolsSerginho, aos 11' do 2°T (Santos); Anselmon Ramon, aos 31' do 2°T (CRB)

CRB: Matheus Albino; Hereda, Fábio Alemão (Gustavo Henrique), Saimon e Ryan (Willian Formiga); Falcão (Chay), João Pedro e Gegê; Kleiton (Labandeira), Léo Pereira (Mike) e Anselmo Ramon
Técnico: Daniel Paulista

SANTOS: Gabriel Brazão; JP Chermont, Gil, Jair e Escobar; João Schmidt, Diego Pituca (Rincón) e Serginho (Patrick); Otero (Pedrinho), Furch (Willian Bigode) e Guilherme (Miguelito)
Técnico: Fábio Carille
Depois de 10 jogos, Serginho marcou pela primeira vez com o manto Alvinegro

NOTAS DOS JOGADORES DO SANTOS

Brazão - Fez uma grande defesa com um minuto e nada mais. - 6,0

Chermont - Começou com dificuldades contra o Léo Pereira, mas depois se acertou. Pela segunda vez em 16 jogos na série B jogou 90 minutos. Pouco presente na linha de fundo como em outrora. Errou os quatro cruzamentos que tentou. - 5,0

Gil - Sempre errando pouco e sem loucuras pelo bom posicionamento. Bem no jogo aéreo defensivo quando exigido. - 6,0

Jair - Bem na saída de bola (100% nos passes), como sempre, mas deixou Anselmo Ramon se desgarrar no lance do gol e ainda errou o tempo da bola. Teve um único erro depois de vários ótimos jogos. - 5,0

Escobar - Erra junto com Jair no lance do gol, seu lado estava uma avenida para Hereda ultrapassar. Sorte que o ponta-direita estava sumido do jogo. Diferente dos últimos jogos, mal na marcação também. - 4,5

Schmidt - Se salva no meio-campo. Vejo que o jogo com pouca movimentação de Carille o atrapalha na saída de bola pela falta de aproximação. Terminou a partida como segundo volante. - 6,0

Pituca - Não finalizou e não desarmou no jogo. Cansou no segundo tempo, mas não foi bem no primeiro. Como capitão, gostei da postura de sempre pressionar o árbitro e em outro momento defender o menino Chermont da agressão adversária. - 5,5

Serginho - Apesar do gol, ficou apagado do jogo com apenas 19 passes, sendo 14 certos, em 77 minutos em campo. É mais meia que Giuliano, mas pouco para pifar os atacantes com qualidade. - 5,5

Otero - Mais uma vez se destacou. Com exceção do gol, finalizou as duas bolas mais perigosas para o goleiro adversário ainda no primeiro tempo, uma de bola rolando e outra de falta. Péssimo nos escanteios. - 6,5

Furch - Está com muita dificuldade física e com isso seus movimentos ficam limitados. Pela zaga rebatedora e ruim na saída de bola, não era jogo para o "imperador". - 5,0

Guilherme - Ficou limitado à auxiliar o Escobar nas descidas do ofensivo Hereda e, dessa forma, pouco participou no ataque. Artilheiro do time no ano com sete gols, finalizou uma bola no gol apenas. - 5,5

Willian - Teve uma única chance com a bola redonda e não aproveitou. Com 37 anos, limita-se a razoáveis ou bons 25 minutos finais. - 5,5

Patrick - Foi acionado sete vezes. Em três perdeu a posse. - 4,5

Miguelito - Apesar de ainda estar no ritmo de base, colocou Willian na cara do gol e o atacante não aproveitou. - 5,0

Pedrinho - Entrou desconectado do jogo e errou o único drible que tentou. - 5,0

Rincón - SEM NOTA
(*) Pedro La Rocca - Estudante de jornalismo, repórter na Energia 97FM e no Esporte por Esporte.

0 Comentários

BAIXE O MEU APLICATIVO

Acesse o Quentinhas do Quintino e fique sabendo tudo sobre o Peixe em tempo real.