Publicado às 15:53 desta sexta-feira, 07 de julho de 2023 |
(*) Pedro La Rocca
O STJD (Supremo Tribunal de Justiça Desportiva) definiu, no início da tarde desta sexta-feira (07), a punição do Santos em razão das bombas e sinalizadores arremessados em direção ao gramado da Vila Belmiro no último clássico contra o Corinthians, realizado em 21/06. O Peixe jogará sem os seus torcedores durante oito jogos e ainda terá que realizar as suas partidas à 150km do seu estádio. Um jogo já foi cumprido, contra o Flamengo.
Uma multa de R$80 mil terá que ser paga pelo Peixe.
O Santos tentou se defender apresentando os boletins de ocorrência das pessoas que praticaram tais atos e alegou que ao contrário da invasão ocorrida no último ano, nenhuma pessoa entrou no gramado da Vila e, por isso, não era necessário uma punição maior do que a feita na situação (dois jogos pela Copa do brasil com portões fechados apenas).
Os argumentos caíram por terra, tendo em vista que o STJD alegou falta de segurança na Vila. Um dos advogados do supremo citou que no jogo contra o Flamengo, um helicóptero da polícia sobrevoava o estádio Alvinegro em razão da ameaças de alguns torcedores de praticar algum crime após a partida. O mesmo não apresentou fatos concretos de que isso iria ocorrer.
O advogado Santista ainda tentou defender o Peixe, citando o caso do Vasco da Gama, ocorrido cinco dias depois e que pegou apenas quatro jogos sem o mando de campo, mas o tribunal colocou que o clássico Santos x Corinthians sequer havia encerrado no momento em que os artefatos foram arremessados.
Em razão do curto espaço de tempo, o Alvinegro Praiano jogará na Vila Belmiro no próximo domingo (09), quando enfrenta uma final contra o Goiás. A partir do jogo contra o Botafogo, em 23/07, o Peixe terá que decidir um outro estádio para atuar quando for o mandante. Além desses dois adversários, o Santos ainda jogará contra Athletico-PR, Grêmio, Cruzeiro, Vasco e Bragantino longe de casa.
O Santos só volta à Vila (com torcida) no final de semana do dia 21\10, quando enfrenta o Coritiba.
O clube vai recorrer à decisão.
(*) Pedro La Rocca - Estudante de jornalismo e repórter na Rádio Zero9.
0 Comentários
Comente sobre o tema da matéria. Falta de educação e falta de respeito não serão tolerados. Sem mais.