Publicado às 21:58 deste domingo, 16 de abril de 2023 |
(*) Pedro La Rocca
Neste domingo (16), o Santos foi à Caxias do Sul para encerrar a primeira rodada do Brasileirão. O Peixe iniciou o nacional 2023 da mesma forma que encerrou o nacional passado - perdendo. O resultado terminou em 1x0, com gol marcado por João Pedro, que é lateral direito e marcou gol com pé canhoto de fora da área. O Santos foi apenas a quarta equipe que não marcou gols na rodada inicial e terminou em 17° lugar.
Pela primeira vez em três meses de temporada, Odair conseguiu repetir uma escalação. A novidade foi Soteldo que ficou no banco e entrou aos 28 minutos em razão da saída por lesão de Lucas Barbosa. Além dele, os reforços Gabriel Inocêncio e Bruno Mezenga, conforme o Blog antecipou em live pré-jogo realizada no último sábado (15).
Ainda na live, alertamos que Camacho, Dodi e Lucas Lima, não iriam aguentar um meio tão técnico como este do Grêmio, porque só Dodi tem características de marcação. Tanto que aos 10 minutos, Bitello recebeu sozinho na meia-lua e obrigou João Paulo a operar um milagre.
Além disso, Barbosa foi escalado com assistente de lateral, já que os gaúchos voltaram a atuar com um jogador de beirada (Zinho) e Nathan não marca nem por decreto do Papa.
A saída do voluntarioso Menino da Vila fez gerar diversos espaços na defesa Santista. Por ali iniciou-se a jogada do único gol do jogo. A entrada do Soteldo, fez o Santos subir muito tecnicamente, mas Daniel Ruiz, que jogou pela direita, ajuda bem menos.
Se o Santos não soube aproveitar as chances, já que perdera três chances em 42 minutos, o adversário soube - aos 43.
Diogo Barbosa recebeu nas costas de Nathan e cruzou, Bauermann interceptou para a entrada da área, onde João Pedro estava, a defesa do Santos com as nádegas presas ao gol de João Paulo deixou um buraco em frente à "cozinha" e o lateral adversário colocou de esquerda para decretar a vitória dos mandantes.
Em determinados momentos eu fico como aquele filme "De Volta Para o Futuro", porque com o Bustos era comum ver buracos dentro da área e isso está se repetindo com Odair. Meio-campo muito longe do ataque e muito preso à linha de zaga.
O Santos não fez um mal primeiro tempo, mas perdeu no detalhe (mais uma vez). Agora que enfrentou uma equipe mais qualificada, perdeu no placar. Dentro da proposta de entregar a bola ao Grêmio, até sofreu, porque ainda tem falhas (e muitas), mas precisava de mais qualidade no último terço.
Além disso, soube vencer quem aproveitou os espaços deixados pelo adversário e de espaço deixado, o Santos entende bem, principalmente pelo lado direito e na entrada da área.
No segundo tempo, a grande e única chance Alvinegra foi com Bauermann de cabeça. Adriel foi bem demais.
O número de chances criadas foi menor? Foi. A grande questão é que falta o último terço.
Foi uma das três melhores partidas do Santos no ano. Mas segue aquela história, precisa de jogadores, pelo menos quatro de peso para subir o patamar do time, porque num jogo pegado como esse, vence quem tem plantel de qualidade e essa numa boa quantidade. Precisa contratar.
Para quinta-feira (20), quando o Santos enfrenta o Audax Italiano-CHI, na Vila, pela segunda rodada da Sul-Americana, Soteldo tem que ser titular, já que não atua no final de semana. Aliás, expulsão infantil do camisa 10 nessa noite.
GOL: João Pedro (Grêmio), aos 43' do 1T;
0 Comentários
Comente sobre o tema da matéria. Falta de educação e falta de respeito não serão tolerados. Sem mais.