Publicado às 10h00 desta segunda-feira, 15 de janeiro de 2018. |
Nesta quarta-feira (17), começa o Campeonato Paulista 2018. Vencedor de sete das últimas doze edições (2006,2007, 2010, 2011, 2012, 2015 e 2016), o Santos é a grande incógnita da competição. Até o momento, entre os grandes, foi o que menos se reforçou. Por enquanto, só desembarcaram em Vila Belmiro, o atacante Eduardo Sasha e o lateral-esquerdo Romário.
O Peixe ainda busca outros jogadores como por exemplo repatriar Gabriel Barbosa da Inter de Milão.
O time que entra em campo, no meio desta semana, em Lins, pela primeira rodada, diante do Linense, não terá Zeca, Ricardo Oliveira e Lucas Lima, em relação aos titulares do segundo semestre do ano passado.
Entretanto, isso não desanima o novo comandante técnico Jair Ventura. O jovem de menos de 38 anos, realizou bom trabalho no Botafogo-RJ ano passado. Ele é a grande aposta da nova gestão. O clube alega que não tem "dinheiro no fluxo de caixa para grandes contratações" .
"Temos uma estratégia, uma situação de ganhar conjunto e crescer como equipe. Temos a Libertadores e todos sabem da importância e das perdas que tivemos. Temos que buscar o time ideal o mais rápido possível. Vamos com o que temos de mais forte no momento." afirma Jair Ventura.
O Blog do ADEMIR QUINTINO apurou que o Ventura, apesar da carência de meia armadores, pediu a direção alvinegra pelo menos um atacante "cascudo" e mais um volante.
Lucas Lourenço e Yuri. Pratas da casa, apostas de Jair. |
Para o meio-campo, o treinador acostumado a trabalhar com as categorias de base no clube da estrela solitária, tem Jean Mota, a improvisação de Vecchio como armador, Vitor Bueno em fase final de recuperação de uma cirurgia (não viajará para Lins) além de Serginho (Cittadini tem treinado de segundo volante), o menino Lucas Lourenço de apenas 16 anos e cria do técnico Luciano Santos que defendeu o sub-17 no último ano e o jovem Calabrês de 19, que tem brilhado na Copa São Paulo de Futebol Junior. Mas Jair garante que na Copinha, olha outros talentos também:
"Lá não tem só o Calabres. Tenho que olhar para todos. É um setores dos que mais preocupa (meias de criação). Não gosto de falar por setores, parece que tira o mérito dos que aqui estão. De perto, o elenco é melhor ainda. Mesmo com as perdas, estou contente com o que tenho visto." garantiu Ventura.
Jair cobra muito empenho e principalmente intensidade durante os treinos realizados nessas duas semanas no CT Rei Pelé. Discípulo do argentino Simeone, técnico dos espanhóis do Atlético de Madrid, sempre montou times que induzem os adversários a atacarem pelos extremos do campo e com isso, desloca muitos jogadores para o setor, para que os mesmos roubem a bola e saiam em alta velocidade para o ataque.
"Passei o que precisamos melhorar do jogo-treino (quinta-feira passada diante da Portuguesa Santista) a partir da nossa ideia de jogo. Mesma com a saída do Ricardo (Oliveira), o departamento de futebol está atento ao mercado. Temos aquela competitividade interna para quem estiver no melhor momento, jogar. Independe de salário ou idade." garantiu.
O técnico não costuma divulgar os relacionados, muito menos a equipe que vai iniciar a partida. Se repetir o que utiliza desde a primeira atividade técnica, ele vai mandar a campo o time que o Blog do ADEMIR QUINTINO revelou no começo da semana passada com Vanderlei; Victor Ferraz, Lucas Veríssimo, David Braz e Romário; Alison, Renato e Vecchio; Copete, Bruno Henrique e Rodrigão (Yuri).
O time faz a última atividade antes da viagem na manhã desta segunda-feira (15). Em seguida, os atletas almoçam e embarcam para Lins. Está previsto mais um treinamento, nesta terça-feira (16), às 17h, no interior e na quarta-feira (17), às 19h30, a estreia da equipe no estadual. Sasha que chegou abaixo dos demais fisicamente, fica de fora:
"O Sasha não vai poder ser relacionado ainda. Tentei levar ele para o Botafogo (ano passado), mas eu não pude. É um coringa no ataque e se adapta rápido no terço final do campo. Um jogador que faz mais de uma posição, vai estar à frente" revelou.
Apesar dos treinos fechados a imprensa, a pedido de Jair, o Blog obteve informações que na atividade diante da Portuguesa Santista, semana passada, o time teve dificuldades diante do adversário que disputa a série A-III. O resultado dilatado só foi construído, principalmente quando Rodrygo e Yuri Alberto foram a campo, na segunda parte dos três tempos do jogo-treino. À princípio, o preparador físico Ednílson Santana deixaria os dois meninos crias da base santista, em um trabalho para aumentar a massa magra, porém, Jair confirmou que ambos viajam e ficam à disposição.
LISTA DOS INSCRITOS NO ESTADUAL
LISTA DOS INSCRITOS NO ESTADUAL
01 – Vanderlei
12 – Vladimir
34 – João Paulo
04 – Victor Ferraz
03 – Romário
38 – Daniel Guedes
22 – Caju
28 – Lucas Veríssimo
14 – David Braz
31 – Cleber Reis
02 – Luiz Felipe
05 – Alison
08 – Renato
20 – Vecchio
44 – Matheus Jesus
39 – Jean Mota
19 – Cittadini
11 – Bruno Henrique
13 – Rodrigão
36 – Copete
27 – Eduardo Sasha
12 – Vladimir
34 – João Paulo
04 – Victor Ferraz
03 – Romário
38 – Daniel Guedes
22 – Caju
28 – Lucas Veríssimo
14 – David Braz
31 – Cleber Reis
02 – Luiz Felipe
05 – Alison
08 – Renato
20 – Vecchio
44 – Matheus Jesus
39 – Jean Mota
19 – Cittadini
11 – Bruno Henrique
13 – Rodrigão
36 – Copete
27 – Eduardo Sasha
Lista B (Atletas nascidos até 1997 e que tenham 16 anos completos)
23 – Arthur Gomes
29 – Yuri Alberto
43 – Rodrygo
42 – Matheus Guedes
35 – Robson Bambu
26 – Victor Yan
21 – Lucas Lourenço
37 – Emerson
29 – Yuri Alberto
43 – Rodrygo
42 – Matheus Guedes
35 – Robson Bambu
26 – Victor Yan
21 – Lucas Lourenço
37 – Emerson