Foto: Barça massacra Santos em Yokohama. |
(*) Por Felipe Takashi
Segundo o jornal catalão ‘Mundo Deportivo’, a estréia de Neymar com a camisa do Barcelona será contra o Santos no Camp Nou pelo torneio Joan Gamper, dia 02 de agosto. O ex-jogador do Peixe jogará pela primeira vez ao lado de Lionel Messi justamente contra o time que o projetou para o futebol mundial.
Para o Santos, cabe faturar com esta partida, afinal, conforme prevê em contrato, toda a arrecadação deste jogo vai para a Vila Belmiro. Porém, para a maioria dos torcedores nas redes sociais o jogo causa mais medo do que a expectativa de uma vitória. A lembrança do atropelamento na decisão do Mundial de Clubes de 2011 ainda atormenta o coração dos santistas.
Imaginar Xavi, Iniesta e Messi contra Leo, Durval e Edu Dracena assusta muito. No entanto, vejo esse embate como uma oportunidade para os meninos Neilton, Leandrinho, Pedro Castro, Gabriel e o técnico Claudinei Oliveira. Imaginem uma vitória?
Terá o mesmo valor simbólico do amistoso entre Santos e Corinthians em 2002, poucos dias antes de iniciar o Campeonato Brasileiro. O time de Elano, Diego e Robinho massacrou a então melhor equipe do país, comandada por Carlos Alberto Parreira. Para o técnico daquele Santos, Emerson Leão, aquela vitória foi o passo mais importante para a construção do título que tirou o clube de uma seca interminável de títulos.
Sonhar não custa nada, afinal, a derrota o Santos já tem. Portanto, os novos Meninos da Vila precisam jogar com naturalidade, aproveitar a oportunidade para ganhar a experiência que vão ajudá-los no desenvolvimento deles como atletas profissionais.
E você acha utopia a vitória contra o Barça?
(*) Felipe Takashi é proprietário da Marítima Tecnologia, Diretor do 360 Magazine (programa de televisão), editor-chefe do Super 360, responsável pelo layout e diagramação do Blog do Ademir Quintino.
- Ademir Quintino fala sobre Robinho no Super 360